sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Lenço dos namorados {lembrancinha especial}

Quem gosta de histórias românticas e simpatias de amor? Quem gosta de trabalho artesanal delicado, cheio de significados especiais? Quem gosta de casamento com detalhes inusitados?

Eu gosto de tudo isso! E por tais motivos eu fiquei encantada quando vi aqui um tal lenço dos namorados que se transformou em lembrancinha de casamento. Fui correndo atrás da história desses lenços e da artista que os fez.

A história é longa e antiga, como pude ler aqui:

"Desde sempre, os portugueses partiram: ou para ganhar o sustento noutro lugar, ou para a guerra, ou para embarcarem em navios na aventura da Expansão. Em casa ficavam as mulheres e as crianças [...]. Ora, na hora da despedida, em certas regiões do norte de Portugal, era “obrigatório” a rapariga apaixonada oferecer um lenço ao namorado. Lenço bordado por ela, com uma quadra da sua autoria. Se bordava com erros ortográficos, isso era pormenor insignificante, o que contava - e conta - são os sentimentos.

Depois dos abraços e beijos de despedida, o rapaz levava algo que lhe faria lembrar a amada distante. Este lenço era como uma carta, mas mais bela e quase indestrutível, bordada em linho fino, no qual - quem sabe! - algumas lágrimas masculinas cairiam nos momentos de maior tristeza. É principalmente na região do Minho que esses “lenços de namorados” têm a sua mais bela expressão."

Quem se rendeu à beleza desses lenços foi a Bel, do blog Fores e Firulas. E para a felicidade dela, uma tia super prendada se ofereceu para fazer os tais lenços como lembrancinha de seu casamento. As frases foram retiradas da internet e de trechos de música de Chico Buarque. Ela conta ainda que, coincidência ou não, o tal lenço parece dar sorte: no dia de seu casamento uma das amigas deu o lenço de presente ao namorado e agora a tal amiga já tá de casamento marcado!

Chega de história, vamos ver algumas dessas fofuras.






É para babar, não é mesmo?

9 comentários:

  1. Uma fofura, história bonita mesmo rs... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu simplesmente amei isso! Super combina com meu casamento vintage e que terá inspiração na escrita (que eu sou apaixonada)! Jane, você sabe onde posso encontrar isso?

    ResponderExcluir
  3. Que LINDO!!!

    Hoje tem sorteio lá na página do face, 3 noivas vão ganhar a consultoria do casamento, ajuda a divulgar? www.facebook.com/brindeaosnoivos

    ps. toda semana tem novo sorteio para noivas, basta curtir a página para saber as novidades :) O próximo será a CARICATURA do casal.

    ResponderExcluir
  4. Amei tudo! Os lenços, a história, o carinho, TUDO LINDO!!!! *-*

    beijoos Jane :)

    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Q lindo Jane, amei!
    bjus
    Aninha www.amarmefazfeliz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Delicadeza pura! Adorei!
    Bom carnaval, Jane Marie!!!

    ResponderExcluir
  7. Que história linda ein??
    Idéia muito bacada!
    Beijooos
    Ju

    http://simaceito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...